Inspiração da Semana: Across The Universe.

Oi gente, tudo bom? Hoje estreia aqui no blog uma sessão nova, chamada “Inspiraçao da Semana”. Ela é voltada à algo que tenha chamado a atenção durante a semana: uma banda, filme, livro, site, desfile, roupa, maquiagem, etc, e vai ao ar todo domingo.

Começando hoje muito bem, trago um filme (que confesso que enrolei demais para assistir, assisti ontem e hoje!), de 2007. É um musical, só com músicas dos Beatles, o Across The Universe. Preciso dizer que estou apaixonada perdidamente pelo filme? rs. O filme começa em Liverpool, de onde o inglês Jude (Jim Sturgess, que também está em “Um Dia”) decide partir para os EUA em busca de seu pai. Lá ele conhece Max (Joe Anderson), um estudante rebelde. Torna-se seu amigo e se apaixona por sua irmã (Evan Rachel Wood). Esta por sua vez, acaba envolvendo com emergentes movimentos de contra-cultura, da psicodelia aos protestos contra a Guerra do Vietnã. Em meio às turbulências da época, Jude e Lucy vão passar por situações que colocam sua paixão em choque. O filme trata muito a amizade entre os personagens e os choques com os acontecimentos da época (década de 60). Referências claras como a maçã verde, os morangos, cabelo Janis Joplin, Liverpool, drogas, os nomes, deixam a trama muito interessante.

Algumas curiosidades sobre o filme:

  • Salma Hayek, que já trabalhou com a diretora Julie Taymor em Frida (2002), pediu para participar do filme, mesmo que fosse em um papel pequeno.
  • Os nomes de todos os personagens – assim como o título do filme – foram retirados de canções dos Beatles.
  • Jojo é uma referência a Jimi Hendrix, enquanto que Sadie é uma referência a Janis Joplin.
  • 90% das canções foram gravadas ao vivo nos sets de filmagens, sem qualquer dublagem feita em estúdio durante a pós-produção.
  • A cena em que Evan Rachel Wood canta “If I Fell” foi gravada logo em sua 1ª tentativa.
  • Versões preliminares do roteiro previam a presença de um carcereiro chamado Sgt. Pepper, que seria seguido pela Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band. O personagem foi descartado na versão final do roteiro.
  • A cena do ônibus de Dr. Robert foi considerada uma das mais bizarras da atualidade, perdendo apenas para o final de 2001 uma odisseia no espaço.
  • Durante a canção “With a Little Help From My Friends” pode ser visto um grande pôster da atriz Brigitte Bardot. Trata-se de uma referência à conhecida obsessão que John Lennon tinha pela atriz.
  • Em determinado momento, em Nova Iorque, aparece os prédios do World Trade Center. Acontece que o prédio foi construído numa época posterior do desenrolar da trama, durante a década de 70, e foi derrubado 6 anos antes do estrear do filme.

Pois é, a trilha sonora é incrível: mais de 30 músicas dos Beatles em versões ótimas! Cada acontecimento na trama tem uma ligação com as músicas do quarteto. Super recomendo que assistam o filme e que ouçam a trilha sonora com calma depois! O filme conta com participações especiais de Bono Vox, Joe Cocker, Salma Hayek. E sim, eu chorei, na cena em que toca “Let It Be”.

Espero que tenham gostado da sessão nova, se domingo que vem volto com mais coisas. E realmente espero que vocês gostem do filme e das músicas.

Beijinhos,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s