Lentes de Contato!

Oi gente!

Hoje o assunto não é tendência na Europa ou nos EUA,  é sobre uma coisa bem comum e usada no mundo inteiro, são as lentes de contato.

As lentes de contato servem para fazer a mesma correção que fazem os óculos, porém são “invisíveis”. Podem ser: lente oftálmica corretiva, cosmética, corretivo-cosmética ou terapêuca utilizada sobre a córnea do olho.

Lentes de contato corretivas:

Servem para corrigir erros de refração

Lentes de contato cosméticas

Servem para colorir a superfície dos olhos, também podem dar formas diversas à pupila.

Lentes de contato corretivo-cosméticas

Têm ao mesmo tempo as funções corretiva e cosmética.

Lentes de contato terapêuticas

Servem para tratar distúrbios não-refrativos do olho. Costuma ser usado após cirurgias corretivas, como LASIKPRK e PTK.

Eu tenho miopia forte, comecei a usar óculos com 11 anos mas nunca gostei, com 14 meus pais finalmente me deixaram usar lentes e desde então as uso. Existem muitas pessoas que não conseguem se adaptar com a lente de contato porque acha que incomoda e quanto te incomoda não adianta insistir tira e fica com os óculos.

O uso da lente de contato requer responsabilidade e cuidado. Se vocês usa lentes de contato corretivas elas podem ser diárias (usa 1 dia e joga fora), mensais (usa 1 mês e joga fora) ou anuais (1 ano e joga fora). Eu nunca usei diárias então não sei como funcionam, mas as mensais e as anuais exigem limpeza e atenção. Todas as noites elas precisam ir pra caixinha, com o soro ideal (eu recomendo a marca Renu), na manhã seguinte precisa limpar e depois colocar no olho e pingar um colírio 3 vezes por dia para lubrificar os olhos e consequentemente a lente.

Requer cuidado por quê? Essas lentes estão nos seus olhos, mais detalhadamente nas suas córneas, uma infecção pode ocasionar grandes problemas, durante esses 4 anos que uso lentes de contato eu tive dois .

O primeiro: Alguns meses usando lentes, eu e a Cami fomos viajar, estávamos nadando e eu com a minha mania que tenho desde criança abri os olhos embaixo da água. Resultado: Cloro nas lentes, fungos, infecção simples nos olhos.

O segundo: Esse ano, já me considerando uma profissional das lentes, começo a  ficar com os olhos vermelhos, as pálpebras inchadas, um olho menor do que o outro, fui ao médio: Ceratite (inflamação da córnea). Aconteceu pelo uso excessivo das lentes de contato, estou desde Fevereiro tratando e só esse mês vou voltar a usar.

As lentes de contatos também são usadas nos filmes, são as chamadas: lentes de contato cosméticas. E você também pode usar quando quiser, basta ter cuidado.

As caixinhas das lentes podem ser acessórios lindos, eu por exemplo ganhei uma da minha amiga que foi pros EUA que é lindinha:

 

Existem outros tipos também, aqui alguns exemplos:

 

 

Então gente o que eu quero dizer com tudo isso é: usem sim a lente de contato, mas não abusem como eu abusei, seu olho precisa respirar, quando estiver em casa, tira a lente e coloca na caixinha, volta a usa-las quando for sair.

Espero que vocês tenham gostado, para maiores informações procurem o seu oftalmologista (:

Beijos, Ciao!

 

Deixe um comentário

