#TOP10 – Músicas

Pois é, galeris… Eu comecei essa budega do Top Ten, eu termino. Nada mais justo (e ironicamente poético). Depois de sofrer com a heresia da Cami (One Direction), encerro essa semana com minha 10 músicas favoritas. Juro que não foi de propósito, mas 5 foram brasucas e 5 gringas. Fazer o que… Música é música, não importa de onde venha (links nos títulos das canções)!

(ATENÇÃO: TIREI MÚSICAS DOS BEATLES PARA A COMPETIÇÃO FICAR JUSTA. LEIAM O P.S.!!!)

10 – I hate myself and I wanna die – Nirvana

Ok, não é Smells Like Teens Spirit, mas minha história com essa música vai além de qualquer gosto. Quando eu estava no pior momento da minha vida, essa canção caiu como uma luva: o título nada mais é do que uma ironia de Kurt Cobain quando tudo estava dando certo. Essa música me apresentou ao Nirvana e, consequentemente, me fez correr atrás de aprender a tocar baixo. (In. Nirvana – B-Sides and Rarities)

9 – A Vida É Minha (E Eu Faço O Que Eu Quiser) – Capital Inicial

Quem nunca proferiu essas palavras para pais e professores? Bem típica dos momentos punk do Capital, essa música serviria como uma bela estampa para camisetas de adolescentes rebeldes dos anos 2000. (In. Eu Nunca Disse Adeus)

8 – Pais e Filhos – Legião Urbana

É linda, profunda e genial em termos de poesia e composição. Gosto bastante. A versão “Palavras Repetidas”, do Gabriel o Pensador também ficou legal! (In. Que País é Esse?)

7 – Pea – Red Hot Chili Peppers

Falando em nome de todos os garotos que alcançaram os 1,50m apenas aos 15 anos, essa música me descreve: pequeno, curioso e estressado pra cacildis. Fora que é composta e escrita por Flea, o lendário baixista da banda, e tocada apenas por ele, no vocal e no baixo. (In. One Hot Minute)

6 – Múmias – Titãs

Um ode apocalíptico (e terrivelmente crível) sobre os caminhos da nossa música e de como nós a tratamos. (In. Sacos Plásticos)

5 – Bad Reputation – Joan Jett and The Blackhearts

Joan foi minha primeira musa da pré-adolescência. Não pela beleza, mas pela atitude, pela música, pela força e pela identificação que eu tive pelo hard-rock após minha infância. (In. Joan Jett and The Blackhearts: Greatest Hits)

4 – Corações e Mentes – Titãs

É a minha banda brasileira favorita, de longe, então ela estará constantemente presente nos meus posts. C.eM. é quase um resumo de todo o trabalho do álbum e com letras muito fortes que podem se aplicar aos dias de hoje. (In. Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas)

3 – Under The Bridge – Red Hot Chili Peppers

Chorei ao ouvir essa música ao vivo. Entrei em transe, sem picar. Apenas chorei de olhos bem abertos e cantando com outras milhares de pessoas na Arena do Anhembi em 2011. (In. Blood Sugar Sex Magik)

2 – Heart-Shaped Box – Nirvana

Uma das músicas mais potentes do trio e também um dos clipes mais sombrios da história do rock. As caixas com formato de coração do título são referencias à esposa de Kurt, Courtney Love, que afirma que a letra seja uma homenagem à sua vagina. Prefiro acreditar que é apenas arrepios em forma de música. (In. In Utero)

1 – Pra Dizer Adeus – Titãs

Música romântica a gente só entende e gosta de verdade quando encontra alguém para dedicar. A versão do Acústico Mtv é muito melhor que a original de 1985, que mais parece um reggae. Cantei ela para a minha namorada no ano passado, no melhor show da minha vida. (In. Televisão)

É isso aí, gentes! Não coube Queen,  Foo Fighters, Ultraje, Lobão, O Terno… É difícil escolher apenas dez, é como escolher sabores de sorvete, sempre fica um que você queria colocar, mas não coube (vários, no caso).

Valeu, gente! Beijão e até mais!

P.S.: Sim, eu deixei Beatles de lado para dar chance a outras bandas. Das 5 músicas que eu considero perfeitas, 4 são deles. A outra é do John!

Listo-as aqui: Something (In. Abbey Road), Yesterday (In. Help!), Hey Jude (In. Past Masters II), Let It Be (In. Let It Be) e Imagine (In. Imagine). Todas musicalmente perfeitas, em letra, composição, ritmo, emoção. São obrigatórias para todo ser humano de caráter.

Um comentário sobre “#TOP10 – Músicas

Deixe um comentário

