Pitácos Musicais: Trilhas sonoras

Sim, filmes é coisa da Isa, mas me deu vontade de falar sobre eles. Ou algo que fazem deles ainda mais memoráveis: as músicas escolhidas para acompanhar as cenas!

Acredito que a maioria das pessoas conseguirá cantarolar os temas dos seguintes títulos: Piratas do Caribe; Missão: Impossível; Super-Homem; Indiana Jones; Guerra Nas Estrelas e o mais recente, mas igualmente épico, Star Trek de J.J. Abrams. A razão disso é óbvia. Esses temas não só tem uma linda identificação com o filme, mas são, mesmo tocadas sem o filme, obras de arte de primeira classe, algo que não funcionaria ao inverso.

O mais antigo e clássico desses temas está na imortal abertura de Guerra nas Estrelas, composta pelo brilhante John Williams, responsável também por Indiana Jones e Super-Homem. A maravilha desse tema é tanto, que chega as vezes a ser mais apreciado que o próprio filme (por mentes pequenas, óbvio…).

Mas não são apenas as trilhas originais que encaixam como uma luva nos filmes. Um exemplo simples é a série de filmes “American Pie”, que inclui nomes como Sum 41 e blink-182 em seu acompanhamento musical, dando um tom muito agradável à comédia dos longas. “Homem de Ferro 2” teve a trilha inteira de músicas do AC/DC, enquanto “O Homem do Futuro” desenterrou jóias da música brasileira para encaixar na trama.

Mas mesmo quando a música não tem tanto destaque, ela faz a diferença. É isso que nos mostra a obra de Quentin Tarantino que, com músicas pontuais e discretas, cria todo um universo e uma tensão em cada uma de suas cenas, com canções escolhidas a dedo pelo diretor.

O que você vê não é tudo do filme. Acreditando ou não, nenhum longa seria metade do que é sem a escolha certa para a trilha sonora, sem a qual, sabemos que falta alguma coisa.

Valeu, gente! Desculpa o atraso essa semana! As férias estão corridas! Beijão, até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s