#Semanatrocada – As Crônicas de Gelo e Fogo [ Contém Spoilers] pt1

Com certeza você já ouviu falar da famosa série Game of Thrones 

Porém você conhece os livros por trás de toda essa série épica da HBO?  Vou dividir em 2 partes, senão vai ser muita coisa e vocês vão ficar cansados de ler e tentarei dar o mínimo possível de spoilers, prometo! 

George R. R. Martin deu início a obra em 1991 e lançou o primeiro volume em 1996. Originalmente concebida para ser uma trilogia, a série consiste em cinco volumes publicados, com mais dois planejados. Martin também escreveu três contos derivados e algumas novelas que consistem de resumos dos livros principais.

Livro 1 – A Guerra dos Tronos.

Livro que também deu nome a série ( Game of Thrones)  lançado originalmente em 6 de agosto de 1996, o livro venceu o Prêmio Locus de 1997 e o Prêmio Nebula de 1998, tendo sido indicado também ao World Fantasy Award de 1997. 

É nesse livro que começa toda a intriga entre as famílias Lannister, Stark e Baratheon e seus respectivos vassalos, logo após a morte do rei Robert Baratheon.  Lembrando que há uma divisão entre os Baratheon, Stannis se declara rei por direito, por ser o irmão mais velho depois de Robert ( morto), e por dizer que os filhos do seu irmão são ilegítimos, acusando Jaime e Cersei Lannister ( atual rainha) de incesto, Já Renly Baratheon se declara rei pois acha que leva mais jeito pra ser rei do que seu irmão mais velho Stannis.

Robb Stark é declarado Rei do Norte por seus vassalos, e juro vingança pela morte do seu pai, Eddard Stark, executado pelo filho de Robert, o atual rei Joffrey. 

Além do Mar Estreiro na Cidade Livre de Pentos, Viserys Targaryen vive em exílio com sua irmã de treze anos, Daenerys. Ele é filho, e o único herdeiro homem, do Rei Aerys II, cujo trono foi usurpado por Robert Baratheon. Viserys vende Daenerys em casamento para Khal Drogo, senhor de guerra dos guerreiros nômades dothraki, planejando usar o exército do mesmo para reconquistar o Trono de Ferro de Westeros. Entre os presentes de casamento estão três ovos petrificados de dragão, artefatos raros considerados muito valiosos porém inúteis, já que os dragões foram extintos há séculos. Um cavaleiro exilado de Westeros, Sor Jorah Mormont, se junta a Viserys como conselheiro.

Daenerys engravida de Khal Drogo, e uma profecia diz que seu filho iria vir ao mundo para unir o povo Dothraki. 

Um assasino é enviado por Robert Baratheon para matar Daenerys e seu filho não nascido, Drogo que até então não mostrava interesse em ajudá-la a recuperar o reino de Westeros se enfurece, e começa a invadir aldeias para financiar sua invasão, ele acaba sendo ferido em um desses ataques, sua ferida infecciona e Daenerys apela para uma bruxa de sangue ajudá-la, a bruxa lhe diz que somente a vida pode pagar pela vida. A bruxa, até então prisioneira, sacrifica o filho de Daenerys para salvar Khal Drogo, ele é salvo, porém fica em estado vegetativo. Daenerys fica com pena de seu marido e o sufoca. Então constrói uma pira funerária, amarra a bruxa à ela e coloca seus 3 ovos de dragão sobre a pilha. Acreditando ser a ultima a possuir o sangue dos dragões, ( seu irmão foi morto por Khal Drogo) , Daenerys decide entrar na fogueira, quando as chamas se apagam ela está ilesa, e com três dragões ao redor dela.

Livro 2 – A Fúria dos Reis 

A guerra civil para conquistar o Trono de Ferro se torna mais complexa. A guerra é chamada de a Guerra dos Cinco Reis. Os três primeiros reis a se rebelarem contra o Rei Joffrey Baratheon foram Stannis Baratheon, Renly Baratheon e Robb Stark e então Balon Greyjoy se declara rei das ilhas de ferro, lança um ataque contra a costa oeste no norte.

E assim cinco reis começam a disputa pelo trono do continente de Westeros

Para impressionar seu pai, Theon Greyjoy criado com os filhos de Eddard Stark, trai os Stark e toma o castelo de WInterfell, tomando Bran e Rickon Stark como reféns

 Bran e Rickon desaparecem em uma noite e Theon não consegue recapturá-los. Ao invés de parecer tolo por deixá-los escapar, Theon mata dois garotos camponeses e mutila suas faces para se passarem por Bran e Rickon. Acreditando que os dois príncipes foram assassinados, os apoiadores dos Stark cercam o castelo de Winterfell juntos com a Casa Bolton. Porém, Theon havia conspirado com o bastardo dos Bolton, Ramsay Snow, para que eles atacassem os sitiantes. Theon abre os portões para os Bolton, porém eles o traem e arrasam Winterfell. Para proteger os herdeiros da Casa Stark, que permaneceram escondidos nas criptas subterrâneas, Meistre Luwin convence os meninos a tomarem caminhos separados: Osha, uma selvagem capturada que virou uma servente Stark, concorda em levar Rickon para um lugar seguro, enquanto Bran, acompanhado por Jojen, Meera e Hodor, viaja para o Norte da Muralha.

Arya Stark, se passando por um garoto chamado Arry para esconder sua identidade como filha de Eddard Stark, viaja para o norte com recrutas para a Patrulha da Noite. O grupo é capturado e levado para Harrenhal, um castelo pertencente aos Lannister, onde Arya se passa por uma camponesa servente. Um misterioso homem, Jaqen H’ghar, recompensa Arya por salvar sua vida ao matar dois homens que ela havia escolhido. Ao invés de escolher um terceiro e último homem para ser morto, Arya ardilosamente convoca a ajuda de Jaqen para libertar apoiadores dos Stark que rapidamente assumem o controle de Harrenhal. Jaqen dá a Arya uma moeda e uma estranha frase, “Valar morghulis”, para ser usada como emergência. Lorde Roose Bolton logo chega e assume o comando de Harrenhal. Arya se torna sua copeira, porém rapidamente escapa.

O exército de Stannis Baratheon chega em Porto Real e lança um ataque por terra e mar. Sob o comando de Tyrion, a marinha de Stannis é destruída pelo uso de fogovivo e por uma corrente que o Duende mandou instalar na Baía da Água Negra, impedindo que os navios de Stannis pudessem fugir. Stannis consegue fugir com um exército muito reduzido e poucos navios. Tyrion é severamente ferido durante a batalha devido ao ataque de um dos guardas de Joffrey atuando como um agente de sua irmã Cersei, porém ele é salvo por Pod, seu escudeiro.

Daenerys Targaryen avança para o leste acompanhada pelo cavaleiro Jorah Mormont, seus poucos seguidores leais e seus três dragões recém nascidos. Batedores encontram uma rota para a cidade mercante de Qarth. Daenerys é a maravilha da cidade por seus dragões. Um mercante em particular parece especialmente interessado nela, Xaro Xhoan Daxos, que é o líder dos Treze, um proeminente grupo de mercadores em Qarth. Ele inicialmente age como anfitrião, porém no final Daenerys não consegue fazer acordo com os mercadores para que eles a ajudem a conquistar o Trono de Ferro por se recusar a dar um de seus dragões. Na Casa dos Imortais, os poderosos feiticeiros de Qarth mostram a Daenerys muitas imagens confusas e sua vida é ameaçada. Seu dragão Drogon incendeia a Casa dos Imortais, criando uma hostilidade com os qartenos. Uma tentativa de assassinato contra Daenerys é impedida pela chegada de dois estranhos, Belwas, o Forte, e seu escudeiro, um guerreiro chamado Arstan Barba Branca. Eles são agentes de Magíster Illyrio Mopatis, aliado de Daenerys, que vieram levá-la de volta para Pentos. Ela e seus seguidores deixam a cidade.

 

Livro 3 – A tormenta de Espadas 

O maior dos livros, foi divido pela HBO em 2 temporadas para a série de tv.

Na tentativa de tomar Porto Real, Stannis Baratheon é derrotado pela aliança entre a Casa Lannister e a Casa Tyrel. Enquanto isso um grande número de selvagens estão marchando em direção à Muralha sob Mance Rayder, com apenas a força minúscula da Patrulha da Noite em seu caminho. No Leste, Daenerys Targaryen está em seu caminho de volta para Pentos na esperança de aumentar suas forças para retomar o Trono de Ferro.

O exército de Robb volta triunfante a Correrio, tendo afastado as forças Lannister em Westeros conquistando grandes vitórias. Mesmo assim, Robb está furioso com seu tio Edmure: seu plano era encurralar Tywin quando avançava pelo oeste dando a retaguarda a Robb porém a excessiva defesa de Correrio de seu tio lhe arruinou a surpresa. Catelyn se desespera quando sabe que seu filho Robb casou-se com Jeyne Westerling, violando seu compromisso com uma das donzelas da casa Frey. Robb se defende dizendo que não teve escolha: Jeyne o consolou quando soube da morte de Bran e Rickon e da destruição de Winterfell. Este compromisso muito provavelmente ocasionará na perda de apoio da casa Frey e também da casa Karstark, já que um de seus senhores, lord Rickard, assassina os dois Lannisters prisioneiros de guerra e é executado como traidor; além disso, a infantaria de Robb, dirigida por Robett Glover, é encurralada entre lord Randyll Tarly e sor Gregor Clegane, o que leva a uma matança de um terço das forças dos Stark. Robb se vê em uma situação muito complicada, tendo em conta que suas terras estão agora em mãos da casa Greyjoy.

Apesar de tudo, Robb tem um novo plano para tomar Fosso Cailin dos Greyjoy forçando-os a devolver as terras do norte. Catelyn se mostra de acordo com o plano, porém insiste para que seu filho recupere de novo o agora duvidoso apoio da casa Frey. As forças de Robb Stark se veem aumentadas com a chegada do exército de lord Roose Bolton de Harrenhal e vai até As Gêmeas, onde Robb negocia com Lord Walder Frey e chegam ao seguinte acordo: para reparar a desonra que Robb causou a casa Frey lord Edmure Tully deverá casar-se com uma das filhas de Frey, Roslin, que é uma doce e atraente mulher. Catelyn fica muito surpresa com isto, já que lord Walder poderia facilmente ter forçado Edmure a casar-se com uma garota feia ou burra.

O casamento acontece nas Gêmeas em poucos dias e há uma grande festa para todos os senhores e vassalos dos Stark, os Bolton e os Frey. A música se descreve como terrível e, algo que pode parecer trivial, este detalhe toma importância mais tarde quando começa a tocar a canção de Castamere. Nesse momento os músicos se revelam como soldados armados, e mais soldados dos Bolton e dos Frey entram em cena para matar todos os soldados e os senhores dos Stark, que estão desprevenidos e bêbados. Catelyn, com uma lâmina, toma um dos filhos dos Frey, o imbecil Aegon, e ameaça matá-lo se ferirem Robb. Apesar disto, um homem vestido com as cores dos Bolton mata Robb Stark gritando que Jaime Lannister lhe envia saudações. Catelyn mata seu refém e, ensandecida, é degolada com um machado por Ryman Frey. A maior parte dos senhores nortenhos são assassinados ou tomados como prisioneiros no que passa a ser conhecido como “O Casamento Vermelho”, porém dois deles escapam: lady Maege Mormont e lord Galbart Glover, que Robb havia enviado a Atalaya de Aguacinzenta para forjar uma aliança com lord Howland Reed e assim poder levar a cabo seu plano de atacar fosso Cailin.

Arya Stark e seus amigos cruzam com um grupo de homens chamados a Irmandade Sem Estandartes, liderados por lord Beric Dondarrion e pelo sacerdote vermelho Thoros de Myr e cuja missão é defender as terras do tridente dos senhores da guerra. O grupo se encontra com Sandor Clegane, o antigo protetor do rei Joffrey, e o levam a um julgamento por combate. Clegane mata Lord Beric e em troca o libertam. Mas Arya vê, assombrada, como Thoros ressuscita lord Beric usando o que ele chama um feitiço de R’hllor. Quando Arya se cansa de seguir a Irmandade e escapa, em pouco tempo é capturada por Sandor Clegane, que decide levá-la até sua família para devolvê-la em troca de algum favor, assim se dirigem para o Norte. Arya e Sandor estão já no exterior do castelo quando acontece o Casamento Vermelho e, apesar dos esforços de Arya para entrar no castelo e resgatar sua mãe, Sandor a golpeia para deixá-la inconsciente e a leva rio abaixo. Arya tem um sonho em que se transforma em sua loba perdida, Nyméria, que agora lidera uma grande alcateia nas terras do tridente. No sonho, Nyméria encontra o cadáver de uma mulher boiando no rio Ramo Verde ao sul das Gêmeas, arrasta-a para fora da água e foge quando vê um grupo de homens aproximando-se. Quando desperta, Arya abandona a busca por sua mãe e diz ao Cão que, em seu sonho, sua mãe Catelyn estava morta.

Arya e Sandor se encontram com um grupo de homens de Gregor Clegane em uma estalagem. Há uma luta onde os bandidos morrem (dois deles estavam na lista de Arya) e Sandor acaba ferido. Arya o abandona moribundo e se dirige para a cidade costeira mais próxima, Salinas, no Tridente, onde encontra um barco da cidade livre de Braavos. Quando o capitao deste se nega à levá-la até o Norte, Arya lhe entrega a moeda que ganhou de Jaqen H’ghar e lhe diz a frase “valar morghulis”. Ele responde “valar dohaeris” e promete a Arya que terá uma cabine no barco em sua viagem até Braavos.

Após sua estada na rica cidade de Qarth, Daenerys Targaryen se dirige até a cidade livre de Pentos para reencontrar Ilyrio Mopatis. Durante a viagem de navio, sor Jorah Mormot convence a Daenerys a fazer uma parada na Baía dos Escravos para reunir um exército e conquistar os Sete Reinos. Em Astapor Daenerys consegue os Imaculados e derrota as cidades de Astapor e Yunkai. Enquanto cerca Meereen, descobre a verdadeira identidade de Arstan Barba-Branca; ele é Barristan Selmy, o Ousado, e o perdoa por ter servido durante o reinado do Usurpador. Também descobre que sor Jorah Mormont, que julgava estar apaixonado por ela, estava passando informações sobre seus passos a Varys. Daenerys o desterra e decide ficar em Meereen para governar antes de viajar rumo aos Sete Reinos.

Vou deixar para falar dos outros 4 livros da série em outro post, não quero sobrecarregar vocês com muita coisa… até a próxima.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s