Por dentro do Festival do Rio 2013

Os cariocax podem comemorar! Um dos maiores festivais de cinema do Brasil, e do mundo, começa hoje na cidade maravilhosa!


Serão 14 dias de muitas mostras, debates, e, claro, filmes, tendo como pano de fundo uma cidade exuberante.

Mas como tudo começou?
Bom, o Festival do Rio surgiu em 1999, depois  de uma fusão de outros dois festivas já existentes, o Rio Cine Festival (que surgiu em 1984) e a Mostra Banco Nacional de Cinema, criada em 1988.
E, desde então, o Festival vem mostrando filmes do mundo todo, inclusive os ganhadores de festivais como Cannes, Sundance e Veneza e revelando diversos talentos cinematográficos. Diversos diretores, como Roman Polanski, já apresentaram seus filmes no Festival!
#responsa

O filme de abertura desse ano será a coprodução franco-brasileira Amazônia, que narra a história pequeno macaco prego Kong e das descobertas que ele fará na maior floresta tropical do planeta. O longa foi exibido no encerramento do Festival de Veneza desse ano.
E segundo o site do evento, a Alemanha será a convidada especial desse ano, portanto, o melhor do que está sendo produzido por lá dará as caras nas telonas do Festival.

E se você já estava animado, se prepare, nesse ano terão mais de 25 amostras dos mais diversos temas, aqui vão algumas que merecem destaque:

Clássicos Alfred Hitchcock
Sou suspeita para falar, mas essa mostra apresentará três grandes filmes do começo da carreira do diretor: “Downhill”, “O Inquilino” e “O Ringue”.

Expectativa 2013
Essa mostra apontará quais as principais expectativas quanto ao cinema internacional e apresentará alguns filmes que serão lançados em breve.

Clássicos Alemães
Filmes de Murnau, de Fritz Lang, G.W. Pabst e Ernst Lubitsch totalmente restaurados serão apresentados nessa mostra.
Quer mais alguma coisa?

Mundo Gay
Uma mostra PROS GAYS! PROS GAYS!
Nela, serão apresentados filmes que tratam de histórias de diversas personalidades homossexuais, além de filmes abordando a homofobia e bonitas histórias de amor.

O filme de encerramento será a estreia mundial do filme Serra Pelada, do diretor Heitor Dhalia, que conta a história de dois amigos garimpeiros rumo à amazônia cheia de promessas dos anos 80, porém, nem tudo sai como planejado.
Temos no elenco Sophie Charlotte, Matheus Nachtergaele, Júlio Andrade, Juliano Cazarré e o mais recente hollywoodiano, Wagner Moura.

E, como todo festival, temos as tão cobiçadas premiações! São distribuídos 11 prêmios pelo Júri oficial do Festival, são eles:

-Melhor Longa-Metragem de Ficção
-Melhor Longa-Metragem Documentário
-Melhor Curta-Metragem
-Melhor Direção
-Melhor Ator
-Melhor Atriz
-Melhor Atriz Coadjuvante
-Melhor Ator Coadjuvante
-Melhor Roteiro
-Melhor Fotografia
-Melhor Montagem

Ainda existem as menções honrosas e prêmios especiais. Além dos prêmios do júri, existe uma premiação através do voto popular que elege 3 categorias: Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Curta-Metragem.

E se você, habitante da Pauliceia desvairada, não está de passagem comprada pro Rio, fique ligado, dia 18 de outubro começa a 36ª Mostra Internacional de Cinema de SP!
É pra marcar na agenda, ein?

E se você quiser saber tudo sobre a programação do Festival do Rio é só clicar aqui -> http://www.festivaldorio.com.br/

É isso, galera!
Que venham os festivais!
Até semana que vem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s