Game Corner – League of Legends

 Image

Creio que muitos de vocês já conhecem o jogo, porém acho que alguns podem não saber nada sobre ele, e aqui estou eu para mostrar do que se trata o LoL, atualmente o jogo mais jogado no mundo.

League of Legends é um jogo online competitivo que mistura a velocidade e a intensidade de um RTS com elementos de RPG. Duas equipes de poderosos campeões, cada um com design e estilo único, lutam em diversos campos de batalha e modos de jogo. Com um elenco de campeões em constante expansão, atualizações frequentes e uma cena competitiva exuberante, League of Legends oferece diversão incessante para jogadores de todos os níveis de habilidade

No mapa Summoners Rift, onde 2 times se enfrentam com 5 jogadores de cada lado, o objetivo principal é quebrar o Nexus inimigo. Cada jogador tem uma função para controlar os objetivos e assim subjugar o time adversário.

O mapa é dividido em 3 Lanes – Top, Mid e Bot

Funções :

ADC ou Ad Carry – Normalmente é um personagem que ataca a distância, ele representa 40% do dano do time, é importante sempre protegê-lo durante as lutas de equipe, pois é um personagem que se concentra em equipamentos de dano e sozinho tem pouca chance de sobreviver. Geralmente fica com o suporte na botlane

Suporte –  A principal função é proteger o adc e ajudá-lo a conseguir kills encima dos inimigos, além é claro de comprar itens que proporcionam aumento de status para todo o time e manter a visibilidade do mapa com sentinelas. Geralmente fica com o adc na botlane

Solo Top- Geralmente é um Bruiser, ou seja, ele sacrifica um pouco de dano e baseia-se em itens de mais resistência – defesa mágica, defesa física e vida – sua função é ficar na linha de frente das lutas de equipe, proteger o adc do próprio time e matar o adc inimigo. (Existem toplaners que se baseiam mais em dano do que resistência e outros que se equipam de forma totalmente tank, bruiser ou offtank é um meio termo de ambos)

Jungler – Responsável pelo controle da selva do próprio time, assim controlando os buffs – Blue, red e baron. – Sobe de nível matando monstros neutros na selva e ajudando nas lanes com os chamados ” ganks “

Mid Laner ou APC – Pode ser um personagem baseado totalmente em dano mágico ou físico, se caracteriza por ter uma explosão de dano com suas habilidades, matando  inimigos frágeis com apenas um “combo”. Como o nome diz, fica na mid lane.

Glossário do LoL

Este guia é recomendado para players iniciantes que ainda não conhecem as nomenclaturas do jogo, com o intuito de orientar os leitores neste aspecto.
Lembrando que sou um player comum, não sou melhor do que ninguém aqui, este guia está aberto a críticas, opiniões e complementos.

Glossário:

-LANE: Lane é denominado o local onde se encontram os mínions dos 2 times, nos mapas do LOL existe 3: TOP(a superior do mapa), MID(a do meio), e BOTTOM(a de baixo)

GANK: Gankar é o ato de matar heróis, tendo herói que cumprem especificamente essa função(exemplos de gankers: Teemo e shaco); geralmente ganks são efetuados em grupo e fora de sua lane original, mas não se aplica a todos os casos.

-PUSH: Push é o ato de derrubar torres, muitas vezes confundido com Carrier, que será explicado futuramente (exemplos de pushers: Master Yi e Twitch).

-CARRIER: Hero com a função de avançar a Lane e possivelmente derrubar torres, mais sua função principal é empurrar a Lane para frente seja na base do farm(que será explicado futuramente) ou simplesmente por conta de sua independência na Lane podendo se manter sem recuá-la(exemplos de carriers: Ashe e Sivir)
ps: carriers também gakam quando acompanhados de um suporte/disabler.

-CASTERS: Casters são heroes que causam uma grande quantidade de dano com suas skills, geralmente com um HP muito baixo e bom no fim do jogo (endgame) (exemplos de casters: Ryze e Veigar)

-SUPORTER: Suporte é o hero que está na Lane para auxiliar seu parceiro a upar, gankar, se manter vivo e ect, sem necessariamente realizar essas funções sozinhas, ele apenas possibilita que as jogadas dêem certo(exemplos de suportes: Kayle e Soraka).

-STARTER: No meio de uma batalha em grupo (de 2×2 à 5×5), é necessário que alguém comesse o combate avançando e forçando os times a se movimentarem, seja com slows/stuns em área, ou com um simples arremesso de um adversário no meio de sua equipe (exemplos de starters: Malphite e Singed).

-TANKER: tanker é o tipo de hero que serve para receber dano sem sofrer muito com isso, normalmente a maioria dos starters são tankers ou semi-tankers (exemplos de tankers: Rammus e Amumu)

-DISABLE: Ato de inutilizar o hero oponente, com stuns, slow, silence, blind e etc…(exemplos de disablers: fiddlestick e Morgana)

-LAST HIT: Quando um minion morre, mesmo você não tendo causado dano nele, simplesmente você estando na mesma tela que ele, você receberá XP, porém, você só receberá dinheiro quando você der o ataque final no minion, independente de ter atacado ou não outras vezes(isso também acontece com ganks e pushes).

-FARM: O ato de matar muitos minions ao mesmo tempo, ganhando assim muito dinheiro, geralmente feito por carriers e pushers.

-MISS/MIA: Expressão utilizada para avisar que existe um hero fora de sua Lane (geralmente por conta de uma possível armadilha, ou que ele voltou para base pro algum motivo).

-NUKE: Ato de causar dano com skills, muitas vezes utilizado como harass (que será explicado em seguida).

-HARASS: Ato de aos poucos minar o hp do seu oponente da Lane muitas vezes para facilitar um gank ou simplesmente forçar uma fuga da Lane, o deixando só, livre para fazer um push.

-UPAR: O ato de ganhar níveis.

-JUNGLE: Entre uma Lane e outra existe um campo cheio de árvores, cheio de neutrals (que será explicado depois).

-NEUTRAL/NEUTS: Monstros AI que ficam em jungle não pertencentes a times.

-GRASS: Grama presente em diversas áreas do mapa que quando se está dentro, você ganha o status de invisibilidade.

-ROAMING: Hero sem Lane definida, transitando nas lanes que necessitam dele, geralmente com uma forma de fazer isso de forma rápida e eficaz (exemplo: twisted fate).

-BUFF: Aumento temporário de algum status adquirido a partir de skills ou de neutrals.

-DEBUFF:O oposto de buff, um decréscimo temporário de algum status.

-GG: Abreviação de “Good Game”, ou “Game Gained”, expreção utilizada (de forma cortez para diser que o jogo foi bom) para quando o jogo acaba.

-BG: Abreviação de “Bad Game” utilizada para avisar que o jogo foi ruim.

-BRB: Abreviação de “Be Right Back”, ou jah volto.

-CHAMPION: Personagem que você controla.

-HERO: Sinônimo de Champion.

-AFK: “Out Of Keyboard”, expreção utilizada para quando a pessoa sai da frente do computador por algum tempo.

-Quiter: Pessoa que sai no meio do jogo.

-FEED : Uma pessoa “feeda muito” quando ela morre muito deixando seu adversário com muito dinheiro.

-BACK: Aviso para recuar, geralmente na intenção de alertar uma possível armadilha.

-B: Abreviação de back.

-Trap: Armadilha.

-CARE: Aviso para tomar cuidado, alertando possível perigo.

-OOM: “Out Of Mana”, sem mana.

-LOM:”Low Of Mana”, com pouca mana.

-IAS: “Increased Atack Speed”, velocidade de ataque aumentada.

-FTW: “For The Win”, Para a Vitoria.

-CC: “Crowd Control”, controle de multidão (o que na prática significa stun ou nuque em área”.

-CD: “Cool Down”, tempo de recuperação entre as skills.

-QQ: Expreção utilizada para “Rage Quiting”, por que para sair do jogo é só apertar ALT+Q+Q.

-BURST: Grande quantidade de dano em um curto espaço de tempo.

-FOCUS: Focar um Champion específico em um pvp em grupo.

-RIVER: o rio que cruza as 3 lanes no meio.

-BP: Também usado como Pill ou Pilling; ato de voltar para abase.

-DD: “Direct Damage”, skills de single target(um alvo), que causam dano diretamente ao inimigo.

-SKILLSHOT: skill que segue em linha reta sem focar um alv (como o ult da Ashe).

-Ult: “Ultmate Skill”, skill que só pode ser pega nos léveis 6, 11,16.

-AOE: “Area Of Effect”, efeito em área.

-SIGILS: Buffs adquiridos ao matar neutrals.

-BACKDOOR: Derrubar torres sem o auxílio dos minions (geralmente ignorando os minions oponentes e atacando a torre diretamente).

-AP: “Ability Points”, atributo que beneficia o dano de suas skills.

-GJ: “Good Job”, boa jogada.

-MS: “Move Speed”, velocidade de locomoção.

-GL: “Good Luck”, boa sorte.

-BARON NASHOR: Cobra gigante que quando morta dá um buff para todo o time temporáriamente.

-DEFEND: Defender a base.

-D: Abreviação de defend.

-CREEP: Sinônimo de minion.

-HF: “Have Fun”, se divirta.

-JUKE/JUKING: Ato de enganar ou despistar o oponente enquanto está sendo caçado, geralmente isso ocorre dentro da jungle, se aproveitando dos “Grass” e saido do campo de visão de quem está te caçando.

-TP: “Town Portal”, expreção utilizada quando uma pessoa usa o recall para a base ou teleporta para uma torre.

LURE: Atrair oponentes para uma possivel armadilha.

-BAIT: Quando você aparece numa posição favoravel para o time oponente te gankar, porem você caba lurando eles para uma trap.

-BUILD: Conjunto de intens e abilidades que serão feitas para o seu champion.

-SCOUT: Ato de se certificar de algo como enxergar qum está invisivel no grass ou botar uma ward no nashor.

-CREEPWALL: Ato de se defender de uma skillshot ou coisas do gênero ficando atraz de um minion ficando assim seguro em relação a esse tipo de skill.

-ZONING: A partir de zonas de influência impostas pela range de skills ou qualquer tipo de ameaça impedir que o oponente ganhe XP.

o cadastro e download do jogo pode ser feito nesse site http://beta.br.leagueoflegends.com/pt

é isso ai galera, nos vemos nos campos da justiça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s