Sebo do Zé

Oi gente, tudo bem? Semana passada eu decidi descer em um sebo que fica bem perto do cursinho onde eu estudo.

Bom, todo mundo sabe o que é um sebo, certo? Porém, duvido que todos os que sabem já foram para um… Sebos, na minha opinião são os lugares mais mágicos que existem. Eu amo livros velhos, adoro páginas amareladas e não tem nada melhor do que ler sentindo aquele cheirinho de livro antigo.

O Sebo do Zé, é um lugar pequeno se comparado com a quantidade de livros que tem lá dentro, ele me contou que tem mais de DOIS MIL LIVROS. O que me encantou do trabalho dele é que ele funciona como biblioteca também, ele me disse que “Infelizmente tem muitas pessoas que não tem o incentivo da leitura e que não tem dinheiro nem pra comprar um lanche.”, e pra possibilitar que essas pessoas possam ler ele empresta os livros. Fui lá pra comprar vários livros da minha lista, porém sai só com dois: O assassinato no expresso do oriente (Agatha Christie) e O Sol é para todos (Harper Lee), o Zé foi super atencioso e tirou esses livros da biblioteca dele pra vender pra mim.

o sol

agatha

Agora vamos a coisa séria, ele me contou que abriu o sebo com a ideia de conseguir uma parceria e aumentar o lugar para ter mais espaço para seus livros, mas disse que infelizmente, agora com essa coisa de internet e vários sites que vendem livros (como a estante virtual, sabe? Que funciona como um sebo virtual, que pra mim, sinceramente não tem graça nenhuma) ninguém mais quer saber de sebos e agora ele se encontra há 12 anos, colecionando livros. O problema é que, no sebo dele falta organização por falta de tempo e espaço. Os livros estão engolindo o lugar, quase não tem por onde andar, mas ele, por paixão ou sonho, não desiste e continua lá, insistindo na ideia.

Esse é só um sebo, mas aposto que existem muitos outros que se encontram na mesma situação, as pessoas falam que amam ler, mas não valorizam lugares como este do Zé, pensem comigo, ele é um homem, que enfrentou vários problemas pessoais (eu sei, porque ele me contou), mas que não desistiu.

Vou deixar pra vocês o endereço dele e quem for de Jundiaí- SP e quiser visitar, por favor, não pensem duas vezes:

Rua Vinte e Três de Maio, 205 – Centro (www.sebodoze.com.br)

E ai, vocês vão bastante para sebos? E bibliotecas? Deixa um comentário aqui me contando.

Deixe um comentário

