#Resenha Peter Pan

Peter Pan por James M. Barrie


image (1)ISBN:
978-85-378-1153-5

Páginas: 253

Editora: Zahar

“Peter Pan transporta crianças e adultos para um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca – Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, o Capitão Gancho e seus piratas…”

A Avenida voltou ainda mais bonita e iluminada, o que vocês acharam desse layout novo? Ficou lindo não é? Foi tudo muito bem nas minhas férias, obrigada por perguntar, cheguei faz duas semanas e na hora que pisei em casa percebi que tinham chegado alguns livros, entre eles o melhor dos melhores: Peter Pan da Editora Zahar. Já estava combinado que esse seria o livro que eles iam me enviar para resenhar, mas mesmo assim quando peguei o livro na mão…Amor.

image (2)

Como disse na minha última resenha, a música sempre fez parte da minha vida e é lógico que isso inclui a maravilhosa Disney, o filme do Peter Pan sempre foi um dos meus preferidos, perdendo só para A Bela e a Fera e até esse mês nunca tinha lido o texto integral. Mal sabia o que estava perdendo, o filme foi bem leal ao livro, mas como sempre o livro é bem melhor.

Mas Renata, eu não sei muito bem a história você pode me explicar?

Posso sim querido, Peter Pan ou Peter e Wendy, conta a história de um menino que não quer crescer e vive em uma terra cheia de fadas, sereias, meninos perdidos, piratas, animais selvagens e muito magia: A Terra do Nunca. Wendy, a filha mais velha da família Darling sonha com o menino por muito tempo, até que um dia, depois de ter esquecido sua sombra na casa da família Peter conhece a garota, encantado e com o desejo de levar uma mãe para os meninos perdidos ele convida a amiga para ir com ele até sua Terra. Encantada com as descrições do lugar ela logo acorda os irmãos: João e Miguel e depois de terem aprendido a voar, eles saltam da janela para embarcar em uma aventura que jamais seria esquecida.

“-Eu sou a juventude, eu sou a alegria – respondeu Peter num impulso.- Sou um passarinho que furou a casca do ovo.”

Chegando lá Wendy, João e Miguel se juntam com os outros moradores e aos poucos vão esquecendo do Sr. e da Sra Darling e até mesmo da cachorra Naná, digo, da babá Naná. Depois de muitas aventuras envolvendo o tão famoso Capitão Ganho e o crocodilo que engoliu seu relógio. As crianças conseguem voltar para casa e rever a família que tanto amam. Todas, menos Peter, ele promete que voltará para Wendy todas as primaveras, mas com o tempo Wendy cresce e acaba sendo substituída pela filha Jamie.

“(…)Eu sinto que tenho uma mensagem pra vocês de suas mães verdadeiras, e aí vai ela: “Nós queremos que nossos filhos morram como verdadeiros valentes.” 

Com uma narrativa cativante, irônica, leve e com um narrador que acaba entrando na história como personagem para dar as próprias opiniões temos uma história que trata da inocência infantil, da amizade, da lealdade e até mesmo do amor. Todas as personagens são muito bem construídas, cada uma com uma personalidade. O livro também tem uma escrita bem poética e musical, o que acabou facilitando ainda mais a leitura.

Nota 10

Recomendo o livro não apenas para crianças mas para todas as idades, a até porque tem algumas mensagens que somente adultos lendo conseguiriam entender. Dou nota máxima tanto pela escrita quanto pela diagramação, mais uma vez a Editora Zahar acertou em cheio, uma edição de bolso muito bem editada, com capa metalizada, dura e com desenhos lindos.

E você? Já leu algum clássico? Já leu esse clássico? Vem nos contar aqui nos comentários o que achou, quero muito saber!

Até a semana que vem,

Renata

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s