#QuarteirãoDosQuadrinhos: Mulheres nos quadrinhos!

Oi, Habitantada!

A Semana da Mulher está bombando aqui no Sétima. No Quarteirão Dos Quadrinhos, resolvi fazer um apanhado das quadrinistas que eu mais admiro. Bom, não são todas as que mais gosto (seria impossível, né?),
mas vamos lá!


1) Maitena

Maitena makeup29

A argentina Maitena é a primeira cartunista mulher que me ver à cabeça — não sei se é porque ela é genial ou se eu me identifico sempre com suas mulheres alteradas. O fato é que Maitena consegue, com traços simples, recriar as noias da mulher: a dupla jornada de trabalho, o preconceito, as gordurinhas a mais, a pressão de ter que estar sempre bonita. Você pode ler mais sobre a Maitena aqui!

2) Alison Bechdel
alison_bechdel_2
Essa é demais. Lésbica, perfeccionista e com um passado no mínimo peculiar, Alison sambou na cara das inimigas ao ganhar o prêmio Eisner, o maior do mundo das HQs. O mais bacana dessa cartunista (além dos desenhos serem lindos demais) é que ela mistura psicologia, literatura e autobiografia em suas graphic novels, Fun home e Você é minha mãe? . Vale conferir!


3) Marjani Satrapi

persepolis_marjane_satrapi
A iraniana sabe como ninguém usar as dificuldades em seu favor. Na graphic novel Persépolis, ela conta tudo sobre a sua vida em um Irã dominado pela religião, revelando a raiva de uma garota filha de rebeldes, estudiosa e que detesta usar véu. A HQ mostra, com humor, o dia-a-dia opressivo das mulheres. Persépolis é tão interessante do ponto de vista cultural que acabou sendo adaptado para o cinema, na animação Persépolis (2007).


4) Julie Maroh

Azul é a Cor Mais Quente 1

A francesa Julie Maroh é autora de uma das HQs mais lindas e femininas da atualidade, Azul é a cor mais quente, que inspirou o filme (pois é, não é o contrário). Na graphic novel, Maroh conta a história de amor entre duas mulheres, Clèmentine e Emma, de um jeito emocionante e envolvente, tratando de preconceito e violência sem deixar de retratar a beleza da paixão. Não deixe de ler!


5) Laerte

laerte
Não posso, não quero e não consigo falar de cartunistas mulheres sem falar de Laerte. Nascida homem, ela assumiu ser mulher já no meio da carreira. Há um tempinho, ela mandou um f*da-se e hoje usa roupas de mulher, cabelo comprido e até o banheiro feminino (embora sempre haja pessoas ignorantes por aí). Pessoalmente, eu fico feliz que ela agora seja ela mesma, sem precisar se esconder, até porque suas tirinhas estão cada vez mais incríveis!

6) Euzinha
969124_807385895942342_1514080742_n
HUEHUE BRINCADEIRINHA!
MAAS, pra quem não sabe, eu também brinco de cartunista! Minha personagem, a Helozinha, já está dando as caras por aqui e pelo Facebook.

E você, Habitante? Tem alguma cartunista favorita? Esqueci alguém?
Tenham uma boa Semana da Mulher!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s