#LateraldaLeitura Resenha: Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho

Aparentemente todos os escritores da Avenida ficaram de Luto pela saída do Nico, que silencio não? Não temem, eu deixarei A Avenida mais bonita da internet movimentada de novo e pra isso chamei uma amiguinha bem famosa (não gente, não é a Helozinha), a Alice.

IMG_9955

 

IMG_9952 ISBN: 9788537808269

Páginas: 387

Editora: Zahar

Autor: Lewis Carroll

“A premiada Edição Comentada e Ilustrada de Alice ganha novo formato, seguindo o padrão da coleção Clássicos Zahar. O livro reúne Aventuras de Alice no País das Maravilhas e sua continuação, Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, obras-primas de Lewis Carroll.

Além da primorosa tradução vencedora do Prêmio Jabuti, o livro inclui centenas de notas esclarecendo passagens antes nebulosas, trocadilhos de época, enigmas lógicos e referências à vida pessoal do autor, elaboradas por Martin Gardner, um dos maiores especialistas em Carroll. Traz ainda todas as incríveis ilustrações originais de John Tenniel, além de esboços recém-descobertos; introdução situando esses clássicos no contexto da Inglaterra vitoriana; bibliografia da obra de Lewis Carroll, enriquecida com edições em português; filmografia elencando adaptações de Alice para o cinema, a televisão e desenhos animados; e um episódio inédito de Através do Espelho: “O Marimbondo de Peruca”.”

 Sobre a história

Aventuras de Alice no País das Maravilhas começa com Alice descansando com sua irmã, quando de repente avista um coelho branco passando por elas apressado e reclamando estar atrasado. A menina decide ir atrás do animal por ter ficado curiosa com o fato dele estar usando um relógio, e não por ele falar. Enquanto o seguia porém, ela acaba caindo em um buraco e quando finalmente chega (com segurança) no chão percebe que existem várias portinhas mas que nenhuma está aberta.

Curiosa para saber o que poderá encontrar além das portas, Alice avista em uma delas um buraquinho e corre para dar uma espiada, depois de ver um jardim maravilhoso fica ainda mais tentada para ultrapassar. Depois de analisar o lugar onde estava, encontra uma mesinha com um pote escrito “beba-me” e como uma garota muito educada Alice logo obedece. A bebida magicamente a faz diminuir até ficar de um tamanho ideal para entrar no jardim e assim o faz.

É a partir daqui que a história começa a ganhar rumo de verdade, Alice percebe que o jardim não só é maravilhoso como possui muitos animais e pessoas interessantes e…peculiares. A protagonista encontra uma Lagarta fumante, um Gato sorridente, uma Rainha má, um Rei piedoso, um Chapeleiro Maluco e muitos outros.

Através do Espelho por sua vez, começa com a menina brincando com sua gatinha Kitty até que um grande espelho chama sua atenção, ela o observa e quando percebe está do outro lado. A casa do espelho é composta pela reflexão do espelho da casa de Alice e por regras e peças de um jogo de xadrez.

Depois de muito caminhas e de perceber aonde e como se encontrava, Alice conversa com algumas Flores e descobre que existe uma “flor como ela” naquele jardim, trata-se da Rainha Vermelha. Depois de encontrá-la, a menina consegue enxergar o lugar onde está de cima e percebe que se trata de um tabuleiro de xadrez e que o jogo deverá ser jogado para que ela alcance seu objetivo final.

Alice cumpre seu desafio mas no meio do caminho encontra com pessoas (coisas?) ainda mais estranhas do que aquelas encontradas no País das Maravilhas e conhece poemas e músicas novos (e longos, muito longos).

Minhas impressões

Alice foi escrito por um autor completamente louco e brilhante, é considerado como um livro nonsense (sem sentido) e para crianças. A leitura flui muito e te cativa página por página. Não é difícil um leitor se envolver tanto com uma história que passa a sentir tudo aquilo que as personagens sentem, mas com a doçura e inteligência dessa criança de 7 anos e meio que é a Alice fica muito mais fácil.

Acredito que tenha sido uma das minhas melhores leituras desse ano e “Através do Espelho” foi uma surpresa muito boa, já que nunca havia lido e não sabia sobre o que se tratava.

Ler os livros da Zahar é sempre uma aventura muito gratificante. A minha edição é a comentada e ilustrada. As ilustrações são originais do John Tenniel e a Introdução e Notas (GÊNIAIS sou obrigada a acrescentar) são do Martin Gardner. Fazer uma leitura de um livro tão importante e clássico entendendo o contexto em que se passou fica ainda melhor e graças à Zahar e ao Sr. Gardner você não vai nem precisar de aulas para isso, mas de uma livraria vai.

IMG_9956 IMG_9957 IMG_9958 IMG_9959 IMG_9960 IMG_9961 IMG_9962 IMG_9963 IMG_9964 IMG_9965 IMG_9966 IMG_9967

Queria me desculpar por não ter postado sexta-feira passada é por isso que essa semana a Lateral da Leitura terá dois posts, esse hoje e mais um na sexta, aguardem porque não esqueci que ia ter resenha de uma trilogia, algum palpite sobre qual pode ser? Comenta aqui.

A e não esquece de curtir o Sétima lá no facebook!

onde comprar 7av

Beijos,

Renata Serapião

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s