#LateraldaLeitura Resenha: Laranja Mecânica

A resenha de hoje tratará de um dos livros dos clássicos da distopia. Vamos falar sobre Laranja Mecânica de Anthony Burgess.

laranja_inicial

31-laranjamecanica ISBN: 978-85-7657-003-5
Número de páginas: 224
Editora: Aleph
Autor: Anthony Burgess

 “Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex – soberbamente engendrada pelo autor – empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de “1984”, de George Orwell, e “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, “Laranja Mecânica” é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.
Agora em nova tradução brasileira.”

 

Sobre a história

Laranja Mecânica conta a história de um adolescente extremamente agressivo e brilhante. Todas as noites ele e seus amigos (ou drugis) saem para se divertir e isso infelizmente envolve praticar atos violentos sem motivos, sejam eles assaltar, roubar, bater ou até mesmo estuprar. A história realmente começa quando Alex é pego depois de ter assaltado uma casa e de ter ido um pouco longe demais…

Já na prisão, depois de demonstrar aos guardas quão violento ele é, o governo decide submete-lo à um tratamento que faria com que ele parasse de sentir vontade de ser violento. Trata-se de uma técnica chamada Técnica Ludovico, que serviria para diminuir o número de presidiários e fazer com que os jovens da época sentissem menos afeição aos atos violentos.

O livro, é dividido em três partes, sendo a primeira para descrever como os adolescentes (ou nadsats na língua criada pelo autor) vivem, a segunda para contar como foi o tratamento de Alex e a terceira como ele se inseriu na sociedade após a técnica ter sido aplicada.

Minhas impressões

Laranja Mecânica é considera uma das três distopias clássicas, juntamente com Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley) e de 1984 (George Orwell) e é um livro extremamente interessante e cheio de duplo sentidos. Acredito que possa ser considerado uma das melhores distopias por ter sido escrito em uma época muito distante da que vivemos mas mesmo assim sendo capaz de descrever a sociedade de hoje.

Com todo o jogo de palavras e o vocabulário criado por Burgess, uma língua com a mistura de Russo e Inglês, a leitura não é fácil no começo mas ao longo da história fica mais fácil de acompanhar e de entender o que cada palavra significa. Logo no início da edição da Editora Aleph tem a sugestão do livro ser lido sem a consulta do glossário, para que nós leitores do século 21 pudéssemos experimentar a leitura do mesmo jeito que aqueles do século 2o, mas tenho que admitir que para ter uma compreensão de 100% do que está sendo descrito e contado, isso é praticamente impossível.

Não foi um livro muito fácil de ser lido porque achei as descrições dos atos violentos bem fortes, mas a história me cativou muito, por isso tive muita vontade de continuar e descobrir tudo o que ainda iria acontecer. Ainda não assisti a adaptação do cinema feita, mas assistirei assim que possível.

O livro, que é capaz de intrigar qualquer um desde seu título nada comum, é maravilhoso em todos os sentidos e prova que violência realmente gera violência.

A Editora Aleph está com uma edição especial de comemoração aos 50 anos do título que eu infelizmente ainda não pude ter acesso, mas vale a pena conferir pois apresenta muitas outras informações sobre a obra, sem contar com a perfeição da edição que consegui ter um gostinho nas livrarias.

Você pode comprar tanto pelo site da editora quanto em qualquer livraria do país. Clique aqui para ir ao link da Edição Especial e aqui para a Edição com o texto integral.

Conta aqui nos comentários se você já leu essa distopia ou se já viu o filme, vamos adorar saber a opinião de vocês!

Renata Serapião

Anúncios

2 comentários sobre “#LateraldaLeitura Resenha: Laranja Mecânica

  1. bijuteriabijut disse:

    Olá!! É a primeira vez que deixo o meu comentario aqui, mas estou sempre a ler os seus posts e GOSTO, é muito inteligente.. Excelentes dicas! 🙂

    http://bijut.com/ #Bijuteria #Moda Acessórios #Moda #Moda 2014 #Fashion #Bijuteria online #Bijuteria 2014 #Colares #Pulseiras #Brincos #Pregadeiras #Bijuteria personalizada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s