#LateraldaLeitura Contos de Fadas (Vários Autores)

Olá leitores do Sétima Avenida, gostaria de me desculpar pela sumiço mas agora eu estou de volta, hoje vou contar pra vocês um pouquinho de mais um livro fantástico da Editora Zahar.

ContosDeFadas_Bolso

image ISBN: 978-85-378-0274-8

Editora: Zahar

Autores: Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, Wilhelm Grimm, Charles Perrault, Jacob Grimm, Joseph Jacobs, Hans Christian Andersen

Páginas: 284

Uma charmosa edição de bolso para acompanhar pais e filhos pelo resto da vida. Em um só volume encadernado, as mais famosas histórias infantis, em suas versões originais, sem adaptações, de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros. Nesses contos de fadas, bruxas, princesas, encantamentos e finais felizes!

O livro inclui: Capa dura e preço especial; Cerca de 90 pinturas e desenhos, muitos deles raros, de ilustradores célebres como Gustave Doré; Biografia dos autores.

 

Sobre a história

Esse livro reúne todas as histórias clássicas infantis de diversos autores em suas versões originais. A história de A Bela e a Fera, Cinderela, O Patinho Feio, Rapunzel, João e Maria, Pele de Asno, Os três ursos, Rapunzel e muitas, muitas outras. Mais uma vez um livro da Editora Zahar faz com que nós que crescemos ao som da Disney vejamos que esse maravilhoso mundo pode ser mais maravilhoso ainda.

Minhas impressões

Eu não sei se já comentei aqui mas a minha infância foi repleta de histórias e contos de todos os tipos pelo fato da minha mãe ser Contadora de Histórias profissional, apesar de ser apenas um hobbie eu posso dar a certeza que ao ouvi-la contando uma história faz com que qualquer um que esteja por perto se envolva com o que está sendo narrado. Apesar de termos a coleção original dos Clássicos dos Irmãos Grimm’s, eu nunca havia tido contado com as versões originais sem adaptações dos outros clássicos que não são da autoria deles.

Ter em mãos um livro recheado por tantas maravilhas faz com que eu tenha mais certeza ainda de que meus filhos poderão sentir as sensações que eu sentia quando ouvia sobre a menina que nasceu branca como a neve, ou sobre irmãs más e invejosas e uma gata borralheira ou até mesmo, a minha preferida quando criança, sobre a família de ursos que teve a casa invadida por uma menina de cabelo dourado.

Eu sempre comento sobre as maravilhosas apresentações que a coleção de clássicos da Zahar tem e essa como todas me deixou muito surpresa pela genialidade e clareza. A apresentação intitulada como “Um eterno encantamento” de Ana Maria Machado apresenta dois trechos que eu acho importante ressaltar aqui, ambos se encontram na página 13 da Edição Bolso de Luxo do livro: “(…)eles (os contos) fazem parte de um patrimônio comum de todos nós, um tesouro que a humanidade vem preservando pelos tempos afora. (…)Conhecer essas matrizes, é importante para nos conhecermos. E, como este livro comprova, é uma forma de encantamento literário.”  Querida Ana, tenho que concordar com você, um encantamento literário fora do comum. Eu fiz a minha parte e contribui para os clássicos da biblioteca da minha casa, se depender de mim esse tesouro da humanidade continuará sendo preservado por muito tempo.

image (3) image (1)

Me conta aqui nos comentários se você já teve acesso a essas histórias fora do mundo da Disney. E se sim, comenta o que achou das grandes diferenças!

Semana que vem volto com mais uma resenha literária,

Renata Serapião

Deixe um comentário

