#LateraldaLeitura: 2001 – Uma Odisseia no Espaço

Oi gente, tudo bom? Ganhei da Mellory do Literature-se o livro 2001 – Uma Odisseia no Espaço de Arthur C. Clarke. E vim hoje contar um pouco mais sobre ele pra vocês! Ah, li o livro, mas ainda não vi o filme, foi um desafio que fiz para mim mesma Ah, deem o play hehe

Captura de tela 2014-07-02 às 17.45.57

Título: 2001: Uma Odisseia no Espaço
Autor: Arthur C. Clarke
ISBN: 9788576571551
Páginas: 336
Editora: Aleph

O livro é lindo: tem uma capa dura com o título, e de dentro você tira o livro, ele tem as páginas amareladas com bordas pretas, e a capa também é toda preta. Até parece o monólito da história! A história é dividida em partes, e todas envolvem um misterioso monólito: quando ele vem para a Terra e visita homens-macacos, a descoberta do monólito na Lua, e o desfecho dele e da nave Discovery e seus tripulantes (que não irei contar porque seria um spoiler monstruoso). As quatro partes do livro são: um In Memorian e dois prefácios, bom para quem não conhecia a história, o autor, ou sabia pouco do filme; a parte dois é um conto sobre o encontro dos homens-macacos e o estranho monólito, e o avanços dos homens macacos – ou seja, a história da evolução do homo sapiens; a parte três é a que daria o título do livro, com a Lua habitada por humanas e o tal monólito, e o astronauta dr. Heywood Floyd, sendo essa uma parte importante da história; e a última parte é a aventura de Dave Bowman, Hal e a nave Discovery.
O livro é riquíssimo em detalhes, Arthur descreve TUDO (o que me cansou um pouco, afinal não é todo mundo que entende de linguagem científica e engenharia né). Tudo é bem descrito e nada passa em branco. Nem os aliens!
Sim, sim, há aliens. Mas calma, não é um sci-fi louco onde somos amigos deles, ou inimigos. E aí que os humanos nem sabem da existência deles, só desconfiam e querem descobrir mais. Há apenas dois capítulos onde os extraterrestres de fato aparecem, e por acaso são eles quem contam a história, mas sem entrar em contato com os humanos. No mínimo, inusitado. A história fica tão aberta sobre isso que ainda há três livros em seqüência: 2010: uma Odisseia no Espaço II, 2061:  uma Odisseia no Espaço III e 3001: a Odisseia Final.
Os extraterrestres são tão evoluídos que os seres humanos nem conseguem imaginar como, nem com suas mais avançadas máquinas, como o Hal 9000. E é sobre essa busca e encontro com a vida inteligente fora do nosso planeta azul que 2001 trata. Por mais perto ou longe que esteja, não há como sabermos.
Apesar de poucos diálogos e muitas descrições a história corre normalmente, mas me cansou um pouco. A leitura não é fácil e pode ser um pouco cansativa, empaquei várias vezes. Tinha a sensação que ao final de cada parte, quando tudo estava certo e interessante, mudava a história e eu demorava para entender novamente, o que atrasa a leitura.

E aí, quem já leu o livro? Estou louca para assistir ao filme, o que acharam dele?
Espero que tenham gostado. Beijos, Cami!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s