#LateraldaLeitura Androides sonham com ovelhas elétricas?

Boa terça-feira, eu estive fora porque estava viajando e não tinha acesso a internet. Mas agora estou de volta e sexta-feira vai ter resenha de novo pra compensar. Hoje vamos tratar de mais um livro fantástico do Philip K. Dick.

too-bad-she-wont-live

androides-sonham-com-ovelhas-eletricas

Autor: Philip K. Dick

Editora: Aleph

Páginas: 272

ISBN: 978-85-7657-160-5

 

O LIVRO QUE ORIGINOU O FILME BLADE RUNNER.

Rick Deckard é um caçador de recompensas. Ao contrário da maioria da população que sobreviveu à guerra atômica, não emigrou para as colônias interplanetárias após a devastação da Terra, permanecendo numa San Francisco decadente, coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas.

Na tentativa de trazer algum alento e sentido à sua existência, Deckard busca melhorar seu padrão de vida até que finalmente consiga substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro; um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira.
Um novo trabalho parece ser o ponto de virada para Rick: perseguir seis androides fugitivos e aposentá-los. Mas suas convicções podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida como ele acreditava.

Em Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, Philip K. Dick cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e, claro, abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana.

Sobre a história

O livro conta a história de um caçador de recompensa Rick Deckard que sonha em ganhar dinheiro para poder comprar um animal verdadeiro e aposentar sua ovelha elétrica. O caçador, vive em um mundo que foi destruído por uma Guerra nuclear, essa fez com que gerasse uma Poeira que matou diversos tipos de animais e transformou os humanos. Aqueles atingidos pela tal passaram a ser chamados de “Especiais” e foram proibidos de emigrarem para um outro mundo como forma de fugir dessa Poeira. A medida que um “Normal” se transferia para outro Planeta ganhava um “clone” ou androide (andy), com o tempo esses androides  foram se aperfeiçoando e passaram a matar os seres humanos e voltar para a Terra no lugar deles.

Rick é um dos responsáveis em achar esses andys, identificá-los como tais (através de um teste desenvolvido pelos caçadores de recompensas) e destruí-los. O livro gira em torno da busca de Deck para tentar matar os Nexus 6, um trabalho difícil e perigoso devido ao fato desses androides terem quase aposentado o antigo caçador responsável dessa atividade, Dave Holden. Tudo muda quando ele conhece Rachel Rosen, uma androide diferente de todas as outras que ele já havia encontrado.

Minhas impressões

“Androides sonham com ovelhas elétricas?” trata de muitos assuntos interessantes como a diferença do real e do virtual, um dos pontos do livro é que a única coisa que é capaz de diferenciar um andy de um ser humano é que nós somos capazes de sentir algo pelo próximo ou por um animal. Além de tratar muito bem da extinção de quase todos os animais ocasionada por um fenômeno humano.

Esse é o segundo livro do autor que eu leio e tenho que confessar que gostei muito mais do que o “Fluam minhas lágrimas, disse o policial”, achei que a leitura fluiu mais e me prendeu de uma maneira que o outro não havia feito. Foi com o PKD que embarquei nesse mundo das sci-fic e estou amando.

E você? Lê bastante livro desse gênero? Já leu algum do Dick? Me conta aqui nos comentários!

Renata Serapião

Anúncios

Um comentário sobre “#LateraldaLeitura Androides sonham com ovelhas elétricas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s