#LateraldaLeitura Nietzsche na Itália

A resenha de hoje tratará sobre a viagem feita por Nietzsche na Itália e sobre como suas ideias e seus pensamentos mudaram depois de sua estadia na maravilhosa Sorrento.

FOTO-POST

NietzscheNaItalia

Autor: Paolo D’Orio

 Editora: Zahar

 ISBN: 9788537812167

 Páginas: 216

Obra envolvente e acessível que combina com sucesso relato de viagem, biografia e pensamento filosófico

“Como posso ter suportado viver ate agora!” A reação de Nietzsche logo que chega a Sorrento resume de forma categórica a importância da sua primeira viagem ao sul.

O impacto da descoberta da sensualidade e alegria despreocupada das pessoas, da luz, da força solar da região, em contraposição ao que chamou de “almas artificiais” do norte, é uma revolução em sua vida, em seu pensamento e na filosofia em geral.

Ele chega à cidade italiana como um jovem professor de filologia, com esgotamento mental, e parte revigorado, um filósofo de espírito livre. É na viagem a Sorrento que Nietzsche rompe intelectualmente com Wagner e começa a escrever Humano, demasiado humano.

Especialista na obra de Nietzsche, Paolo D’Iorio refaz – através de cartas, documentos e anotações suas e de seus companheiros de viagem – a trajetória do filósofo alemão na viagem que mudou sua vida e os rumos da filosofia.

“D’Iorio nos oferece um dos melhores livros já feitos sobre Nietzsche, cheio de aromas e cores.” L’Express

“O livro é a descrição detalhada de uma metamorfose, uma pausa na vida e no pensamento de Nietzsche, uma ‘crise’ da qual nasceu a ‘filosofia do espírito livre’.” Libération

“A metamorfose de Nietzsche apresentada em termos simples, concretos, sem jargão; em todos os aspectos um livro digno do filósofo dos espíritos livres.” Valeurs actuelles

Sobre a história

O livro relata a história de Nietzsche na viagem mais importante de sua vida, aquela que fez com que nascesse a filosofia do espírito livre. Esse relato nos é apresentado por meio de cartas, anotações e alguns documentos do filósofo e das pessoas que o acompanharam.

O espírito livre, noção relativa. Chama-se espírito livre aquele que pensa de maneira diferente da que se espera dele, em razão de sua origem, seu ambiente, seu estado e sua função, ou em razão das opiniões reinantes em sua época. (pág 28)

Uma obra completamente detalhada e acessível a qualquer amante da filosofia, não é preciso conhecer termos técnicos para conseguir entender do que se trata.

Minhas impressões

Acredito que esse seja o primeiro livro fora do maravilhoso mundo dos clássicos da Zahar que eu leio e resenho aqui para vocês e posso confirmar com toda a certeza que não me arrependi nem um pouco de ter feito o pedido. Sou uma amante sim da filosofia por vários motivos mas principalmente por acreditar que é por meio dela que nós conseguimos aprender, estudar e entender como as coisas são e como elas funcionam.

Quantas ideias me ocorreram! Como me sinto rico! E agora tudo deve ser de novo amortalhado sob uma camada de musco! Absolutamente revoltante. (pág 68)

Paolo D’Iorio nos oferece uma obra fantástica onde podemos acompanhar a transição de um filósofo que saiu de sua terra natal com algumas ideias e de como, depois de conhecer o país mais maravilhoso do mundo (a Itália) e de conviver com pessoas diferentes essas suas ideias mudaram completamente e fizeram com que ele escrevesse uma obra diferente de tudo o que ele já tinha escrito antes, causando até estranhamento de seus próximos.

Sinal de grandes mudanças. Sonhas com pessoas esquecidas ou desaparecidas há muito tempo é sinal de que experimentamos em nós mesmos uma profunda transformação e de que o solo sobre o que vivemos foi inteiramente revolvido [umgegraben]; então os mortos se levantam e nosso passado distante [Alterthum] se torna um novo presente [Neuthum]. (pág 68)

Você já leu esse livro? Pretende ler? Me conta aqui nos comentários,

Renata Serapião

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s