#LateraldaLeitura Robin Hood de Alexandre Dumas

arte_RobinHood ISBN: 9788537812600

 Páginas: 472 

 Editora: Zahar

 Autor: Alexandre Dumas

 Essa edição reúne pela primeira vez os dois volumes de Alexandre Dumas sobre Robin Hood: O príncipe dos ladrões e O proscrito. Além do texto integral em cuidadosa tradução, traz ainda dezenas de notas, cronologia e uma esclarecedora apresentação.

Ambientado na Inglaterra nos séculos XII e XIII, em especial sob o tumultuado reinado de Ricardo Coração de Leão, o livro traz as peripécias do fora da lei e seu bando dos alegres homens da floresta em busca de justiça e igualdade, e também de diversão. Nas matas de Sherwood e Barnsdale, acompanhamos os embates de Robin com o xerife de Nottingham, sua história de amor com Lady Marian e sua parceria com o leal João Pequeno e frei Tuck – tudo isso, e muito mais, na narrativa ágil e mordaz que é marca registrada do autor.

Sobre a história

A história se passa em meados do século XII e XII, no reinado de Henrique II. O  livro é divido em duas partes, a primeira “O Príncipe dos Ladrões” que conta sobre como o nosso herói Robin Hood chegou na floresta de Sherwood, suas habilidades como arqueiro e como ele virou o pior inimigo do Barão de Nottingham, nesse primeiro volume temos também a apresentação de todas as outras personagens, como o Frei Tuck, o João Pequeno, o Will Scarlet e até mesmo a Marian.

No segundo, “O Proscrito” vemos o herói da lenda e conseguimos acompanhar ele e seus seguidores em uma guerra contra o Barão e sua incansável determinação para salvar um de seus melhores amigos e conseguir fazer com que todos tenham um “felizes para sempre.” Os dois contos nos mostram tanto as coisas positivas que aconteceram com nosso ladrão-herói quanto as negativas.

Minhas impressões

Além dos dois textos integrais, essa edição conta também com uma maravilhosa introdução do Jorge Bastos onde ele nos explica como as lendas do Robin Hood surgiram e também os diferentes anacronismos que acontecem ao longo da história, como por exemplo a grande rixa entre normandos e saxões que é bem marcada no texto, mas que historicamente ainda não existia nos séculos XII e XIII.

A leitura é extremamente prazerosa e fácil de ser feita por ser bem fluída e contínua. Eu nunca tinha lido nada do famoso Dumas, mas confesso que depois dessa experiência vou me aventurar mais nos clássicos desse escritor.

A floresta de Sherwood para quem não sabe existe na Inglaterra e recebe muitos turistas fãs do ladrão que roubava dos ricos para dar aos pobres:

127346-004-DEE27A14

Sherwood_Forest_visitor_centre_sign

 

Essa é mais uma edição maravilhosa que a Editora Zahar publica, seja pela perfeição do texto escrito ou até mesmo pelos comentários que nos facilitam a compreensão do que está sendo narrado, na minha opinião é a melhor edição desse clássico no mercado e se você é amante de clássicos ou dessa história deveria garantir a sua (clique na imagem)

unnamed (1)

unnamed (2)

Um beijo e até sexta-feira com mais Lateral da Leitura,

Renata Serapião

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s