#LateralDaLeitura – Férias!

Oi gente, tudo bom? Aproveitei as férias para ler muita coisa que eu queria, já que finalmente consegui um tempo sem leituras obrigatórias da faculdade. O que me ajudou foi que ganhei um Kobo (e-reader) do meu padrinho de Natal, então li bastante nas viagens, e pretendo ler ainda antes das minhas aulas voltarem! Li de tudo, desde distopias (várias na verdade) até discursos do TED e O Menino Maluquinho haha

10872430_10205980925350642_1113961815_n

O que eu li:

1984 – George Orwell

Uma das distopias mais conhecidas. É onde surgiu todo o conceito do “big brother” e “o amor supera tudo – até mesmo governos tiranos”. Mas calma, vai ter resenha aqui!

Sejamos Todos Feministas – Chimamanda Ngozi Adichie

Quem já ouviu Flawless da Beyoncé reconhece esse trecho: “Nós ensinamos as meninas a se retraírem para diminuí-las.Nós dizemos para as garotas, você pode ter ambição, mas não muita. Você deve ser bem sucedida, mas não muito. Caso contrário, ameaçará o homem. Porque eu sou uma mulher esperam que eu deseje me casar, esperam que eu faça as minhas próprias escolhas na vida sempre tendo em mente que o casamento é o mais importante.O casamento pode ser uma fonte de alegria, amor e apoio mútuo. Mas por que ensinamos às garotas a aspirar ao casamento e não ensinamos a mesma coisa aos meninos? Educamos as garotas a se verem como concorrentes, não por emprego ou por realizações, o que eu penso que pode ser uma coisa boa, mas sim pela atenção dos homens. Nós ensinamos as garotas que não podem ser seres sexuais da mesma forma que os garotos são. Feminista, a pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos”. Essa parte é retirada do discurso de Chimamanda em uma palestra para o TED, falando a importância do feminismo nos dias atuais. Leitura obrigatória, mudou meu jeito de ver muitas coisas.

O Hobbit – J. R. R. Tolkien

Já tinha começado o livro, em PDF e em inglês. Bem, não ajudou muito, abandonei a leitura no início. Acabei assistindo os filmes e logo depois de ver o último no cinema não resisti. É a história da aventura de Bilbo e os anões, com presença de Smaug. A leitura é Bem mais fácil que Senhor dos Aneis, já que foi escrito para crianças.

Clube da Luta – Chuck Palahnuik

Assisti o filme sabendo o desfecho. Sem graça, eu sei. Mas mesmo assim terminei apaixonada e já revi várias vezes. A Isa e a Helô começaram a ler livros do Palahnuik e decidi ir atrás. A leitura é super fácil, e incrível, você se sente na cabeça do personagem o tempo todo, como se você fosse ele. Pra quem gosta do filme sugiro demais a leitura!

Fahrenheit 451 – Ray Bradbury

Ainda no clima de distopias decidi dar chance a essa que no fundo nunca me atraiu muito. O livro conta a história de Guy Montag, um bombeiro cuja função é queimar livros e casas. Pois é. As coisas mudam quando ele conhece uma menina que o faz pensar. A história é ótima, mas me senti meio perdida em algumas partes. A Helô falou da HQ aqui!

Banquete Com os Deuses – Luís Fernando Veríssimo

Sou apaixonada por Veríssimo. Cada ida à praia eu acabo lendo algum livro dele. A escolha da vez foi sobre as reflexões dele sobre cinema, música, literatura e arte em geral. Crônicas sobre King Kong, diálogos imaginados e até reflexões sobre Hitchcock e Woody Allen.

Estou lendo:

Laranja Mecânica – Anthony Burgess

Resenha da Rê aqui!

Amor Líquido – Zygmunt Bauman

Pretendo ler ainda:

Cem Anos de Solidão- Gabriel Garcia Márquez

O Chamado do Cuco e Bicho da Seda – Robert Galbraith (J.K. Rowling)

O Silmarillion – J. R. R. Tolkien

Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley

E aí, o que vocês leram nas férias? Beijos, Cami

Deixe um comentário

